6 de maio de 2011

São Paulo x Buenos Aires



Se você acha que o transporte público aqui na cidade de São Paulo é ruim, eu diria que existe pior, pelo menos na esfera ferroviária.

Eu tive a oportunidade de conhecer Buenos Aires e, como estou acostumado a caminhar pela nossa cidade observando as deficiências existentes e, registrando tudo com meu super smartphone, fiz o mesmo em minha passagem por lá.

Longe de tirar todo o glamour e beleza que existe na Cidade Portenha, que é maravilhosa, mas quando falamos de transporte por trilhos, a coisa muda muito.....

A minha experiência partiu da Estação Callao e foi até a Constitucíon primeiro que as sinalizações das estações são velhas e escondidas, segundo que não existe limpeza nenhuma. Os pisos são antigos e gastos, as paredes sujas, nas plataformas existe um sistema de televisão no teto, que as vezes tomamos até um susto da altura que o som fica, acreditem... Tem caixas de som para sair a voz.

Os trens são velhos e sujos, muitos papeis colados nas paredes internas, as informações de estações são velhas e gastas, da uma sensação de falta de segurança ao utilizar o sistema.

O valor é muito baixo, cerca de R$ 0,60, mas atrás dos bilhetes vem escrito, (Boleto com Subsidio Del Estado Nacional). A lotação é muito parecida com a das estações da cidade de São Paulo, claro que não chega a ser o esculhambo que é aqui, mas os trens ficam muito cheios.

Resumindo, a qualidade dos trens aqui de São Paulo, são de longe superior à frota de Buenos Aires, o valor também, é de longe superior, quanto a limpeza e tecnologia que usamos aqui ganha disparado, a única coisa que eles talvez cheguem perto, seria na quantidade de passageiros nos horários de pico, mas isso nós somos campeões mundiais,título esse que nenhum país se orgulha de carregar.


Nenhum comentário: