22 de março de 2012

Bicicletas em Barcelona


Quando caminhamos pelas ruas da Cidade de Barcelona, notamos claramente como as coisas funcionam perfeitamente.

Um exemplo são as bicicletas, em cada ponto da cidade temos esses bicicletários. Somente os moradores têm direito de usar, pois requer um cadastro e, paga-se uma taxa de 38 Euros por ano.

Funciona da seguinte maneira: O cidadão passa o cartão em uma máquina que libera a bicicleta, a partir desse momento, ele tem 30 minutos para devolver a bicicleta em um dos vários pontos que existem na cidade. Se por ventura a pessoa exceder 2 horas sem devolver a bicicleta, ele é penalizado em 3,55 Euros, depois de 3 avisos, ele é descadastrado do sistema. Melhor forma é usar 30 minutos, devolver e pegar outra no mesmo instante.


Percebi que muita gente usa esse meio de transporte, as pessoas usam de forma racional, sempre pensando no próximo.

Existem varias clico faixas pela cidade, assim como existem varias faixas de pedestres, as calçadas são calçadas, sem buracos assim como as ruas também que são um tapete e, o que mais admirei foi a educação que os motoristas tem com os pedestres, eles simplesmente param o veículo para você atravessar, é uma coisa fora da realidade se for comparado com o transito aqui da Cidade de São Paulo.


Em uma cidade onde o transito vive em harmonia com a população, onde as pessoas não tem um comportamento indidualista e acima de tudo, cuidam da cidade e tem educação, tudo funciona.


Nenhum comentário: